PORTAL INTELIGENTE DO DETETIVE  
     
       
 
AÇÃO PENAL
 

CAMPANA é a expressão de "Gíria" que significa observação discreta nas imediações de algum lugar, para conhecer os movimentos de pessoa ou pessoas ou para fiscalizar a chegada ou aparecimento de alguém. Significa ainda, o seguimento de alguém, de modo discreto, para conhecer seus movimentos e ligações.

A Campana é empregada por criminosos, por policiais e Detetives. Os ladrões lançam mão do primeiro tipo de campana-vigilância de locais - ou fixa - para conhecer os hábitos e movimentos dos moradores dos locais onde pretendem operar, e ainda, para evitar surpresas por parte de moradores ou policiais, durante a ação. É tão típica esta última maneira de proceder, que o ladrão que fica na vigilância, recebe a designação de campana. Usam também os ladrões, a do segundo tipo - seguimento de alguém ou móvel, quando escolhida a vítima, a seguem para abordá-la no momento e lugar oportunos. Esta espécie de campana está muito generalizada entre os amigos do alheio, especialmente entre os "vigaristas" e assaltantes de rua.

O EMPREGO DA CAMPANA

O Detetive emprega também os dois tipos de campana, deve empregá-las bem porque inegavelmente essa forma de trabalho traz muitas vezes grandes benefícios nas investigações, podendo acontecer em alguns casos, que a campana venha a ser o último ou único recurso, para obtenção de provas ou para localização de pessoas.
A Campana pode servir para localização de pessoas, para prisão de criminosos, para se conhecer a movimentação e ligação entre pessoas, para se observar reuniões de pessoas, para se evitar a prática de crimes e, de modo geral, para obtenção de provas em torno de infrações penais, além de muito utilizada em casos de infidelidade conjugal.

A CAMPANA FIXA

Como na do segundo tipo, a maior dificuldade na Campana de vigilância de local ou fixa está em não se fazer o Detetive notado, devendo procurar esconderijos ou cuidar de se confundir com o ambiente. Para esse último fim deve lançar mão de recursos diversos, inclusive o de usar trajes que não lhe são habituais. As dificuldades para a campana fixa serão tanto maiores quanto mais deserta ou menos movimentada for a área a ser observada.

Um dos meios para se obter resultados em campanas fixas é o de realizar a observação do interior de prédios fronteiras ou vizinhas ao que for objeto da atenção. Cuidados, naturalmente devem ser tomados pelo Detetive para que não seja descoberto ou para que a indiscrição de terceiros não ponha o trabalho a perder. Quando a campana é realizada do interior de prédios, os binóculos, máquinas fotográficas e filmadoras poderão ser magníficos auxiliares. Outro recurso para possibilitar a execução de campana fixa, é o da simulação de realização de serviços, especialmente relacionados com a utilidade pública nas proximidades do local sob observação. Os tipos de trajes não habituais, recursos para que Detetives sejam confundidos com o ambiente, dependerão naturalmente de peculiaridades locais e do tipo de população predominante. Veículos disfarçados constituem ainda, mais um recurso para a realização de campanas fixas.


A CAMPANA MÓVEL

A Campana de seguimento móvel pode ser feita a pé, em veículos ou pelos dois meios, quando as circunstâncias o obrigam, exigindo dos Detetives alguns cuidados especiais como:

1 - Certificar bem, das pessoas a serem acampanadas, o que pode ser feito por indicação de quem as conheça ou recorrendo-se a documentos identificadores;

2 - Procurar conhecer os hábitos e locais de freqüência dos que devem ser seguidos;

3 - Uso de trajes que não chamem a atenção, evitando-se qualquer coisa que possa ser notada com mais facilidade;

4 - Possibilidades de pequenas modificações na aparência geral, tais como, a tirada de paletó ou chapéu e óculos;

5 - Levar dinheiro para as despesas mais comuns e, conforme a previsão, também para outras que possam vir a ser necessárias, para evitarem a paralisação do serviço.

6 - A Campana móvel pode ser feita por um só Detetive em casos especiais e quando o serviço não deva ter duração prolongada.

7 - A Campana móvel por dois Detetives oferece geralmente melhores possibilidades de sucesso, porque:

- Serão dois a observar o seguido, um próximo e outro mais atrás; 

- Quando o trânsito não é intenso, possibilita que um dos seguidores vá pela mesma calçada em que estiver o seguido e o companheiro, pela outra; 

- Permite evitar surpresas que quando o seguido dobra uma esquina, o Detetive da calçada oposta acelerando os passos, veja se o observado para ou volta, procurando verificar se está sendo seguido; 

- No caso do acampando entrar em algum edifício, um dos Detetives poderá acompanhá-lo enquanto o outro permanece na parte externa, para alguma eventualidade; 

- Permite a modificação das posições dos seguidores, diminuindo, assim, as possibilidades de serem observados.

A Campana por três Detetives, além das vantagens enumeradas com relação à campana por dois, apresenta ainda de maiores possibilidades de modificações de posição dos Detetives.

CAMPANA COM VEÍCULOS

A Campana para seguir pessoas quando em veículos motorizados, é geralmente mais difícil do que a feita a pé. São razões dessas dificuldades, os veículos a serem usados pelos Detetives e as condições de trânsito. Para que seja bem sucedida a campana com uso de veículos, será ideal que o Detetive disponha de carros de tipos diversos com possibilidades de serem eles disfarçados, melhor será ainda, que os carros possuam rádios transmissores e receptores.

As condições de trânsito influem naturalmente na realização de campanas motorizadas, facilitando-as ou dificultando-as. É claro que seguir um automóvel por ruas ou estradas de pouco movimento ou, ao contrário, em vias congestionadas ou de tráfego intenso, não é tarefa fácil. A Campana poderá ser realizada com o uso de uma, duas, três ou mais motocicletas. Apenas com uma motocicleta, o problema será o de acompanhar o seguido, de modo que entre os dois, haja outros estranhos, considerando-se também, a possibilidade de manobras ou ardis do acampanado, para verificar se está sendo seguido ou para despistar o seguidor. Com duas ou três motocicletas, poderão os seguidores modificar as posições dos veículos, diminuindo assim, as possibilidades de serem notados. Com o uso de rádio, melhores serão as condições para o sucesso dos trabalhos.

O Detetive para não perder de vista o carro seguido, pode lançar mão de alguns recursos valiosos, principalmente à noite, tais como tampar um dos vidros vermelhos da traseira, ou passar uma camada de massa ou tinta fosforescente, na parte de traz do carro a ser seguido.


 


Matéria extraída do "Manual do Detetive Particular" de autoria do Detetive Amaral
 
LOCAL DO CRIME
   
APLICAÇÃO DA LEI PENAL LÓGICA
   
ARMAS DE FOGO MANDADO DE SEGURANÇA
   
AUTÓPSIA MEDICINA LEGAL
   
CAMPANA METODOLOGIA
   
CÓDIGO DE ÉTICA QUALIDADE
   
CÓDIGO PENAL RELAÇÃO DE CAUSALIDADE
   
DACTILOSCOPIA RESPONSABILIDADE
   
DEDOS SABOTAGEM
   
DETETIVE E OPORTUNIDADE SERVIÇO SECRETO
   
EMBRIAGUEZ SISTEMA MONETÁRIO
   
FOTOGRAFIA SONO
   
IDENTIDADE TEORIA
  TERRORIS
IMPRESSÕES TERRORISMO
  A
INFILTRAÇÕES TÓXICOMANIAS
   
INFRAÇÃO PENAL VIDA PREGRESSA
   
   
       
         
 

 

 

 

 

 
         
         
  AGENCIA DETETIVE AMARAL

Todos os Direitos Reservados 2016

Aceitamos todos os cartões de crédito

VIVO: (11) 97308-9593
OI : (11) 96211-7717

(11) 95909-9964 tim