SISTEMA MONETÁRIO

O sistema monetário é representado pelo conjunto de moedas legais em circulação. A principal função da moeda é a mensuração (ato ou efeito de medir) do valor das mercadorias. Hoje em dia, incluem-se no seu conceito todos os instrumentos de crédito utilizáveis pelo sistema econômico: os depósitos, títulos de créditos, cartões de crédito e fundos do tesouro.

O CONCEITO:

A palavra "Moeda" vem do latim => moneta.

A palavra "Dinheiro" vem do latim => denarius, tem sua origem em uma moeda romana.

Um pouco de história!

O chá, o arroz, o sal, o gado, etc.., serviram como moeda ou instrumento de troca. Na idade média era comum confiar-se a guarda de valores e moedas de ouro aos ourives e banqueiros que entregavam um recibo pelo depósito. Assim acabaram compreendendo que poderiam emitir outros bilhetes, independentes de depósitos de metais preciosos que constituíam não um meio de pagamento, mas sim uma promessa de pagamento.

Na Inglaterra, esta unidade chamou-se "Libra-Esterlina", porque correspondia a uma libra de prata. Libra = moeda inglesa de peso, equivalente a 453,6 gramas.

Hoje em dia a moeda mais utilizada nos negócios internacionais é o "Dólar Americano", devido à estabilidade da economia nos Estados Unidos.

Alguns tipos de moedas:

MOEDA-PAPEL

A moeda-papel denomina-se também "papel fiduciário", porque sua emissão se baseia na confiança de quem a emitiu, podendo ser trocado a qualquer momento pela moeda metálica.

PAPEL-MOEDA

O bilhete desvalorizado, sem o competente lastro-ouro recebe o nome de "papel-moeda". Muitos banqueiros, abusando da confiança, passaram a emitir moeda-papel em grande quantidade, sem o necessário lastro metálico, de maneira que esses bilhetes já não ofereciam mais a garantia de conversão em ouro.

MOEDA ESCRITURAL

O cheque não é moeda legal, mas sem dúvida alguma tem grande aceitação, pela sua característica de pagamento à vista, contra apresentação. Utiliza-se também como moeda escritural a Nota Promissória como garantia de pagamento ou recebimento de algum valor monetário.

MOEDAS PELO MUNDO

Alemanha - Marco Alemão
Arábia - Rial
Austrália - Libra Australiana
Áustria - Xelim
Bélgica - Franco Belga
Canadá - Dólar Canadense
Chile - Peso Chileno
China - Yuan
Colômbia - Peso
Cuba - Peso
Dinamarca - Coroa Dinamarquesa
El Salvador - Sucre
Estados Unidos - Dólar Americano
Etiópia - Dólar Etíope
França - Franco
Grã-Bretanha - Libra Esterlina
Grécia - Dracma
Guatemala - Quetzal
Holanda - Florim
Índia - Rúpia
Irlanda - Libra Irlandesa
Israel - Libra Israelita
Iugoslávia - Dinar
Japão - Yen
Jordânia - Dinar Jordanense
Líbano - Libra Libanesa
México - Peso
Nicarágua - Córdoba
Nigéria - Libra da Nigéria
Noruega - Coroa Norueguesa
Peru - Sol
Portugal - Escudo
Ruanda - Franco da Ruanda
Síria - Libra Síria
Suíça - Franco Suíço
Turquia - Libra Turca
União Soviética - Rublo
Venezuela - Bolivar

A moeda serve, portanto, para avaliar o valor das unidades. E o dinheiro é, um instrumento de troca para conseguirmos os bens de que necessitamos.


Matéria extraída do "Manual do Detetive Particular" de autoria do Detetive Amaral